CARREFOUR DEMITE EM MEIO A LUCROS BILIONÁRIOS
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região e o Sintrasuper (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Supermercados de Itabuna) vêm a público manifestar total repúdio e indignação diante do anúncio do fechamento da loja do Carrefour em Itabuna, medida que resultará na demissão de dezenas de trabalhadores e trabalhadoras.
A decisão da empresa vai na contramão dos dados do próprio setor supermercadista, que segue em plena expansão. Segundo o Ranking ABRAS 2025 o setor supermercadista brasileiro registrou um faturamento total de R$ 1,067 trilhão em 2024, o equivalente a 9,12% do PIB nacional. Pelo nono ano consecutivo, o Grupo Carrefour Brasil liderou o ranking, com um faturamento de R$ 120,59 bilhões.
Ou seja, trata-se de um setor que cresce e lucra como poucos no Brasil — mas que, contraditoriamente, demite. O fechamento da unidade de Itabuna expõe um modelo de gestão perverso, que prioriza os ganhos dos acionistas em detrimento do compromisso social e do respeito à força de trabalho que sustenta esses lucros.
Diante disso, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região e o Sintrasuper, em conjunto com os trabalhadores e trabalhadoras afetados, irão acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de reverter essa decisão. Caso não seja possível, os sindicatos farão todos os esforços para minimizar os impactos sociais e econômicos dessa medida injusta e desumana.
Não aceitaremos que o crescimento do setor seja sustentado à base do desemprego e do desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras!
Itabuna, 17 de julho de 2025
Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região
Sintrasuper – Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Itabuna