CTB BAHIA REALIZA PLENÁRIA EM ITABUNA COM FOCO NO CONGRESSO NACIONAL E NO PLEBISCITO POPULAR

postado em: Notícias | 0

Na manhã desta sexta-feira (25), a CTB Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) realizou uma importante plenária regional no auditório do Sindicato dos Bancários, em Itabuna. O encontro reuniu lideranças sindicais de diversas categorias da região sul da Bahia e contou com a presença da presidenta estadual da CTB, Rosa Souza.

Durante a atividade, foram discutidos temas centrais da luta da classe trabalhadora, como a organização do 6º Congresso Nacional da CTB e o Plebiscito Popular por um Brasil mais justo, que tem mobilizado os movimentos sociais em todo o país.

A presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, Amanda Santos, participou da plenária e reforçou a importância do plebiscito como instrumento de pressão popular sobre o Congresso Nacional. “O Plebiscito Popular é uma ferramenta fundamental para escancarar a vontade do povo. Estamos indo às ruas para dizer que o modelo atual não serve mais. A jornada 6×1 precisa acabar, porque adoece os trabalhadores e as trabalhadoras, além de destruir a convivência familiar. E a taxação das grandes fortunas é urgente: não dá mais para os pobres pagarem a conta enquanto os bilionários lucram. Só com mobilização conseguiremos mudar essa realidade”, afirmou Amanda.


Outro ponto central do encontro foi o debate sobre o 6º Congresso Nacional da CTB, que reunirá delegados de todo o país para debater estratégias de fortalecimento da Central e a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Para Jairo Araújo, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC Bahia), o Congresso é um momento essencial para renovar as energias do movimento sindical. “O Congresso da CTB é um espaço vital de reflexão, formulação e unidade. A CTB tem sido uma trincheira firme na luta contra o neoliberalismo, o desemprego, a precarização e todas as formas de retirada de direitos. Fortalecer a CTB é fortalecer quem vive do trabalho”, destacou Jairo.

Logo após a Plenária, as lideranças se dirigiram para a Praça Adami, onde ocorreu um Ato Em Defesa da Democracia, por um Brasil mais justo, democrático, contra o tarifaço de Donald Trump.